O Gerente de Portfólio de Fundos, Dr.Joshua Galjour, na apresentação do Balanço da Missão, resumo do diálogo nacional na província do Bié e a situação actual do pedido de financiamento, que decorreu na sala de reuniões do Ministério da Saúde a 18 de Maio, pelas 10h:30, onde foi referido sobre a viajem para a terceira província chave no GC7 com o bjectivo de apresentar a parceria do Fundo Global as autoridades provinciais e participar no Diálogo Nacional na província do Bié.
O Gerente de Portfólio de Fundos, no uso da sua palavra, reconheceu o forte compromisso das autoridades provinciais do Bié e de Benguela, a presença activa do Ministério da Saúde, apresença da Drª Lúcia Furtado, Directora do INLS e do Dr. José Franco Martinsda DNSP nas actividades. Referiu também o forte compromisso de liderança do Comité Executivo do MCN.
Joshua Galjour manifestou igualmente a gratidão pelo apoio técnico mobilizado pelos parceiros do Fundo Global, nomeadamente a OMS e a ONUSIDA.
Fundo Global disponibiliza 126 milhões de dólares para reforçar o programa de luta contra VIH/Sida, tuberculose e malária no país, para o período de 2024 a 2027, o aumento mais significativo de todas as doações do Departamento de África e do Médio Oriente, reflectindo a confiança do Fundo Global ao Governo angolano.
Joshua Galjour, Gerente de Portfólio do Fundo Global, que apresentava o balanço do encerramento da missão do Fundo Global, referiu que infelizmente, pela segunda vez, a equipa do Fundo Global não foi recebida pelo Ministério das Finanças, “o que não dá um bom sinal nas relações com o Fundo Global. E queremos passar a mensagem da importância de ser recebido a nível técnico pelos colegas do Ministério das Finanças, como sempre foi no passado onde o nosso ponto focal de contacto era a Sua Excelência Senhora Secretária do Estado Drª Aia-Eza Nacília Gomes da Silva. Então, desde a sua saída nós tivemos algumas dificuldades para realizar qualquer tipo de encontro, mas esperamos ter essa possibilidade durante a nossa próxima visita”,frisou.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.