Malária ou paludismo,é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos. A doença é geralmentetransmitida através da picada de uma fêmea infetada.
Amalária é a principal causa de morte em Angola. Em 2020, 16 mil pessoas morreram por malária em Angola, de acordo com os últimos dados disponíveis da Organização Mundial de Saúde. Em todo o mundo, é o quinto país com o maior número de casos, com 8,2 milhões de infectados.
A malária é o principal problema de saúde pública em Angola. Entre as doenças transmissíveis, a malária contribui com maior peso para a alta taxa de mortalidade infantil e infanto-juvenil que se regista em Angola e também tem provocado a morte de várias mulheres,principalmente grávida.
As unidades sanitárias de cuidados primários estão sem capacidade de resposta face da demanda de pacientes e acima de tudo, alguns dos problemas enfrentados pelo sector são resultantes da inoperância de outras instituições-chave para melhoria do sistema de saúde pública.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.