Com o apoio da Frontline, ANASO realiza o Lançamento e a Conferência de Imprensa do Relatório Sombra Sobre Prevenção do VIH na Perspectiva da Coligação Nacional das OSC no Roteiro Global de Prevenção do VIH, nesta manhã de quarta-feira, 6 de Dezembro, no hotel Skyna em Luanda.
ANASO, mostra-se preocupada, porque estima-se que estejam a ocorrer por dia em Angola, 57 novas infecções por VIH e 35 mortes relacionadas com a SIDA.
Para o António Coelho, presidente da ANASO, as mulheres são as mais afectadas. Existem cerca de 200 mil mulheres vivendo com o VIH.
Os jovens são o grupo com maior incidência ao VIH. Num universo de 34 mil jovens que vivem com o VIH, cerca de 73% destes são meninas dos 15 aos 24 anos de idade, frisou António Coelho.
De acordo com os dados disponíveis pela ANASO, dão-nos conta que em Angola, temos cerca de 35 mil crianças dos 0 aos 14 anos a viverem com o VIH e todos os dias cerca de 10 crianças se infectam por VIH no nosso País.
Os dados da Rede Angola, mostram que quando olhamos para a população chave, os números também são preocupantes.
A prevalência em Homens que fazem sexo com outros Homens é de 2%.
Em Trans Gêneros é de 9%.
Em Trabalhadoras de Sexo é de 8%.
Angola, está muito longe de atingir a meta dos 90/90/90 da ONUSIDA.
No nosso País, apenas 58% das PVVIH sabem do seu estado serológico.
Para baixar o relatório, clica em publicações e faz o download do relatório.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.