A ANASO, Rede Angolana das Organizações de Serviços de VIH e SIDA, Tuberculose e Malária, é uma resposta inter Organizações para o problema da SIDA, TB e Malária em Angola.
A ANASO é uma Organização que tem a sua sede em Luanda e pontos focais em todas as Províncias do País e trabalha fundamentalmente nas áreas de coordenação, capacitação e treinamento, advocacia e lobbing, comunicação e investigação, para além de desenvolver acções macro no dominio da mobilização social.
Facilitar a partilha de informação e a troca de experiências entre as Organizações da Sociedade Civil.
Uma Angola sem SIDA, Tuberculose e Malária através de uma resposta nacional concertada e Integrada.
Coordenar e realizar acções para garantir uma resposta comunitária efectiva relativa a SIDA, Tuberculose e Malária.
Formada em Agosto de 1994, a ANASO – Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA é uma Organização apolitica, sem fins lucrativos, dotada de personalidade juridica e assume-se como uma resposta Inter Organizações para o problema da SIDA em Angola. A ANASO surgiu com o objectivo de evitar a duplicação das actividades e o disperdicio de recursos, facilitando a partilha de informação e a troca de experiência entre as OSC de combate ao VIH e SIDA em Angola. A sua visão é a de uma Angola sem SIDA através de uma resposta nacional concertada e a sua missão a de coordenar e realizar acções para garantir uma resposta comunitária efectiva ao VIH e SIDA. Desde a sua constituição a ANASO enquanto umbrella de Organizações coordena a resposta comunitária de VIH e SIDA no País e é constituida nesse momento por 300 Organizações, que representam cerca de 20 mil activistas, entre ONG’s, OCB’s, OBF’s e Grupos de PVVHS e estabelece alianças estratégicas com instituições do Governo e outros parceiros de desenvolvimento (INLS, ONUSIDA, FAA, etc).
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.