Decorreu no Protea Hotel, em Gaberone, capital do Botswana, o encontro do Mecanismo de Coordenação Regional para a Tuberculose no Sector Mineiro na África Austral agendada de 4 a 6 de Abril de 2023.
O encontro teve uma agenda bastante interessante sobre a intervenção no Sector Mineiro e produziu recomendações pertinentes para os países membros.
Angola participou com uma delegação de três pessoas,nomeadamente, António Coelho, Vice Presidente do MCN Angola, Evaristo Waya que representa o país no Mecanismo Regional e Amaral do PNCT.
A AUDA-NEPAD, Agência de Desenvolvimento da União Africana eo Secretariado da SADC estão a colaborar no apoio ao Projeto do Mecanismo de Coordenação Regional MCR para a Tuberculose no Sector Mineiro na África Austral TIMS.
Com financiamento do Fundo Global o Projeto visa implementar aspectos do protocolo de saúde da SADC para a Tuberculose no período 2020-2024.
O Projeto TIMS é um Projeto Regional que se concentra na colaboração sustentável multissetorial e multinacional, na responsabilidade pelo controlo da Tuberculose e outras doenças pulmonares nas comunidades mineiras em 14 países da SADC.
Angola, infelizmente não está a implementar o Projeto TIMS.
A terceira fase do TIMS que começou em 1 de Julho de 2021 e termina em 30 de Junho de 2024, está agora na terceira e última fase e centra-se no reforço de coordenação em toda a região, promovendo simultaneamente a sustentabilidade através de subvenções por país e outros mecanismos de financiamento.
A Comunidade de Saúde da África Central e Austral ELSA-HC é o principal recipiente do Projeto TIMS.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.