Nesta sexta-feira, dia 12 de Maio de 2023, realizou-se no anfiteatro do Instituto Médio de Saúde do Kuito, o Diálogo Provincial do Bié no âmbito do Fundo Global.
O Diálogo é um processo conduzido pelo MCN do país em que as partes interessadas se reúnem para identificar as melhores formas de combater o VIH e SIDA, Tuberculose e Malária e construir sistemas resilientes e sustentáveis para a saúde no país.
No caso particular do Bié foi uma plataforma onde as diferentes perspectivas puderam ser ouvidas, especialmente as das pessoas mais impactadas pelas três doenças.
Participaram neste Diálogo Provincial, representantes do MCN, do Governo local, do MINSA, Comunidades e Sociedade Civil, População Chave e os que vivem com a doença, Equipa do Fundo Global, Sistema das Nações Unidas, PR e SR, Peritos, técnicos, Académicos, Jovens e outros participantes do Sector Privado e Humanitário.
A Cerimónia de abertura foi presidida por Sua Excelência Governador da Província do Bié e contou com palavras de circunstância do Vice-Presidente do MCN e do Gerente do Fundo Global.
O acto de encerramento foi presidido pela Vice-Governadorado Bié para a Área Política e Social.
O Fundo Global, atribuiu a Angola, um novo financiamento novalor de cerca de 126 milhões de dólares, para o VIH e SIDA, Tuberculose e Malária e a criação de sistemas de saúde resilientes e sustentáveis, para operíodo de 2024 a 2027.
Os fundos vão continuar a ser utilizados através de uma subvenção única nas províncias do Cuanza Sul e Benguela e agora também na província do Bié que foi definida como a terceira província a ser financiada.
O valor total da alocação foi calculado para atender às necessidades da programação para as três doenças gerenciadas em conjunto.
Importa referir que Angola deve apresentar a sua proposta ao Fundo Global, na janela de 21 de Agosto de 2023, conforme roteiro do desenvolvimento do pedido de financiamento GC7, aprovado sob liderança do MCN.
Ao longo de 20 anos, a parceria do Fundo Global salvou mais de 50 milhões de vidas em todo o mundo. Porém os problemas sem precedentes enfrentados recentemente no domínio da saúde, tiveram um impacto devastador nos progressos alcançados.
A implementação dos projectos do Fundo Global em Angola, datam de 2005 e até ao presente momento foram aprovados mais de 450 milhões de dolars.
Bié foi identificado com base na carga de doenças, panorama de parceiros, viabilidade de implementação e proximidade geográfica com as actuais províncias de implementação, Benguela, Cuanza Sul e tem uma forte liderança política que faz toda a diferença.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.