As principais impressões da visita da equipa do Fundo Global foi extremamente positiva, a equipa visitou as infraestruturas que acabaram de ser renovadas ou construídas,por exemplo, a Maternidade de Saúde Materno-infantil do Cuito, o hospital do município de Cuito que tinha poucos equipamentos mas em boas condições de funcionamento.
Dra. Laurence Ahoua, Especialista de Produtos de Saúde salientou que o Gabinete provincial do Bié, informou que a província tem uma taxa de fertilidade mais alta do país, então, o Bié tem uma oportunidade também de apoiar o governo na melhoria de qualidade dos serviços de saúde materno-infantil olhando para o acesso ao planeamento familiar com aprovação da nova subvenção.
Sobre os serviços de saúde comunitária, a equipa do Fundo Global viu também que as comunidades são muito motivadas para poder apoiar a desagregação dos serviços de saúde e ajudar no acesso aos serviços para aqueles que precisam, que estão em grupos mais vulneráveis, o que será é uma boa oportunidade.
É necessário que o acesso aos serviços de saúde sejam de alta qualidade e quantidade suficiente, pois terá uma oportunidade em criar a demanda para os serviços de tuberculose,HIV-SIDA, malária e também o serviço de saúde para mulheres e crianças.
A Especialista de Produtos de Saúde mencionou que através dessa criação de demanda o investimento na formação, educação, sensibilização da comunidade e também o treinamento de refrescamento técnico do pessoal de saúde seria uma boa oportunidade de investimento.
O reforço do sistema de informação para saúde(SIS), também é uma oportunidade na porvincia do Bié, existe sistemas, falta ferramentapara recolha dos dados, então, poderíamos também priorizar esta actividade, realçou Laurence.
Na optimização do Sistema laboratorial, quando a equipe do Fundo Global realizou visitas nos hospitais e nas unidades sanitárias na qual, identificou-se que muitos dos equipamentos funcionava, mas agora já não funcionam por falta de insumos laboratoriais, daí a importância de aumentar também a capacidade laboratorial de testes na província.
Finalmente a melhoria de qualidade dos serviços (Clínicos, PSM, LAb)
No próximo ciclo, a província terá a possibilidade também investir na formação pré-serviço, porque existe um grande Centro Politécnico de Formação de estudante químicos, de enferméiros, laboratórios etc. Então, como esta Juventude a província poderá também aproveitar apoiar a experiência, formação, rever currículos, para garantir que esta geração esteja pronta para melhorar a qualidade dos serviços.
A Gestora de Produtos de Saúde e Monitoria e Avaliação concluiu que: “as equipas estavam motivadas, dedicadas, comprometidas, embora tendo algumas lacunas, então, é uma oportunidade excelente também para poder verdadeiramente apoiar as autoridades locais nas comunidades na área de VIH tuberculose e malária.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.