ANASO participa do Plano Operacional do PEPFAR ANGOLA, COP23

ANASO fala sobre as visões e metas das Organizações da Sociedade Civil (OSC)para o exercício financeiro do ano civil 2024 e sobre as mudanças ou alterações programáticas que as OSC apoiariam.

Nos dias 5 a 9 de Fevereiro do ano em curso, ANASO participou do Plano Operacional do PEPFAR Angola, COP23. 

O evento teve lugar no Hotel Alvalade, em Luanda, foi uma iniciativa do PEPFAR para avaliar o progresso visando alcançar as metas do COP 2022 e 2023 estabelecidas na reunião de co-planeamento entre PEPFAR e o Ministério da Saúde.

O encontro serviu, por sua vez, para identificar as mudanças programáticas necessárias para atingir as metas do COP e superar as metas de tratamento do VIH da ONUSIDA de 95/95/95 até 31 de Dezembro de 2025.

Na ocasião, abordou-se sobre os investimentos do COP no fortalecimento e sustentação dos sistemas de saúde pública, identificando áreas prioritárias para a discussão sobre o desenvolvimento de um roteiro para a sustentabilidade da resposta ao VIH/SIDA.

A reunião de Revisão contou com a presença do Secretário de Estado do MINSA, Professor Drº. Carlos Pinto de Sousa; a Ministra Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América, Drª Mary Emma Arnold; o Secretário Geral do PEPFAR Angola, Gabinete de Segurança e Diplomacia em Saúde Global, Departamento dos Estados Unidos, Drº Sam Kalibala; a Dra. Magan Gleason, Coordenadora Interina do PEPFAR; o Drº António Coelho, Presidente da ANASO e outras entidades.