A Representante do Fundo Global em Angola pelo PNUD, Ramlate José, recebeu em sua sede no dia 23 de Junho, pelas 14:00, o Secretário Executivo da ANASO, Francisco Simões, na companhia da Consultora, Magda Lopes e o Oficial de Comunicação Agostinho Jorge.
No diálogo aberto, a representante do Fundo Global em Angola, manifestou total confiança, reconhecendo a capacidade da Rede Angolana no desempenho das suas funções.
Drª Ramlat apelou também para a melhoria das acções de engajamento e liderança por parte da Rede Angolana, principalmente pela População Chave que apresenta várias necessidades.
A questão da população chave, esclareceu Francisco Simões, é um processo, uma vez que o grupo merece de alguma atenção e ANASO como Rede das Organizações tem trabalhado na inclusão e no envolvimento para compreende-las o máximo e tirar algumas lições aprendidas. A ANASO, na qualidade Rede Angolana, tem trabalhado no equilíbrio para poder reunificar os vários grupos sociais no processo de inclusão em suas acções.
A Drª Ramlate e o Secretário da ANASO reconheceram que a situação do grupo alvo em questão não se resolve de um dia para o outro, devido ao processo lento de aceitação por parte de toda a sociedade angolana. Daí o papel árduo da ANASO na vertente de moderação e equilíbrio no processo.
O resumo do processo de hierarquização, de toda assistência técnica e as novas etapas da nova proposta que Angola está a submeter ao Fundo Global foi apresentada pela consultora Drª Magda Lopes no referido encontro.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.