Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Malária, comemorado no dia 25 de Abril, a Direcção Nacional de Saúde Pública realizou um workshop de Avaliação de Casos de Malária em Angola, pelas 8 horas, nesta terça-feira, 25 de Abril de 2023, no hotel Palmeiras.
Na apresentação dos Resultados da avaliação dos Óbitos por Malária nas províncias com apoio do PMI/USAID, nomeadamente: Cuanza-Norte, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Uíge e Zaíre. O Dr. Francisco Martins, Chefe do Departamento de Controlo de Doenças, referiu que “Quando comparamos o 1º Semestre de 2021 em relação ao 1º Semestre de 2022 relativamente as 6 províncias, Malanje apresentou uma variação de 82% de casos de malária”.
Em relação ao tempo transcorrido desde o início dos sintomas até a procura pelos serviços de saúde: Dos 1013 processos clínicos avaliados pelo estudo, apenas 508(50%) tinha a informação no seu processo relativamente ao tempo transcorrido desde o início de sintomas até a procura pelos serviços de saúde e apenas 10% procuraram a unidade sanitária mais próxima dentro das 24 horas do início dos sinais e sintomas e 62% procuraram num intervalo entre 3-5 dias.
Os resultados também mostravam em relação ao sexo, a maior notificação de óbitos foram do sexo masculino e ficou evidente que o Estado deve refletir o que está na base do comportamento da população na procura tardia dos serviços de saúde.
Ainda no uso da palavra, o Chefe do Departamento de Controle de Doenças, chamou atenção que a incidência da malária no contexto mundial e africano está adiminuir, mas no contexto nacional está ALTA. No entanto, “com este comportamento, evidentemente estamos a caminhar no sentido inverso”.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.